Como descobrir o valor de carros usados?

tabela fipe carros usados

Ao se cogitar a ideia de comprar ou vender um carro já fora da concessionária, é essencial se atentar para algumas características que oferecem uma análise mais apurada do verdadeiro estado do veículo.

Para se descobrir o valor aproximado de um carro usado, o proprietário ou comprador deve analisar detalhes como: distância percorrida, tipo de veículo (depreciação), conservação, acessórios e até a cor.

Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas por quem tem interesse em vender o carro e não tem noção alguma do valor do seu veículo, é a tabela FIPE carros usados, que é considerada um dos principais indicadores para se fazer cotação dos valores de veículos, para compra ou venda.

Também pode ser sugerido, que quando se for comprar um carro, você tenha presente um mecânico da sua confiança, ele saberá alguns pontos principais onde se deve analisar o carro.

Onde é recomendável fazer a compra de um usado?

Quando se trata em comprar carros usados, é preferível que o interessado opte por procurar em concessionárias ou lojas, pois, geralmente essas instituições costumam filtrar o que é mais importante e essencial em um veículo, para entregá-lo a um futuro proprietário. Também pode-se cogitar comprar em locadoras de veículos.

Durante a compra, o que deve ser checado na parte visual e mecânica?

No ato da compra, alguns itens devem ser analisados, uma vez que podem ser analisados com mais facilidade, como por exemplo: extintor de incêndio, itens de segurança, triângulo e situação do estepe.

A periodicidade da troca do óleo e o histórico de manutenção do veículo também podem ser cobradas para oferecer um maior rol de informações sobre o veículo.

Em aspectos mecânicos, é recomendável que, se possível, o comprador dê um “test drive” no veículo, pois assim, será possível perceber se o veículo tem algum ruído, se o volante se encontra em um bom estado na hora de dirigir, assim como, se o conforto que o veículo apresenta está adequado.

Alguns cuidados extras na hora de comprar

Muitas vezes, cegos pela euforia, muitos compradores esquecem de verificar alguns pontos também importante para a aquisição de um veículo usado, como:

  • Pendências jurídicas: através do Detran, Secretaria da Fazenda ou prefeitura da cidade, é possível solicitar informações do veículo, mediante apresentação do CPF ou CNPJ.
  • Autenticidade do chassi e do motor: o mais recomendável é se possível, um acordo entre comprador e vendedor, para a realização de uma vistoria no veículo para a confirmação de autenticidade do chassi e do motor do veículo, além de, através da vistoria também ser possível checar a validade de pneus, extintor entre outros.

O comprador está protegido pela lei ao comprar um veículo usado?

Todo e qualquer comprador tem seus direitos respaldados após a compra de um novo veículo. Todavia, quando a compra é realizada em uma loja, o trâmite é mais rápido, uma vez que geralmente é oferecida uma garantia de 90 dias.

Isso não ocorre, por exemplo, quando se compra diretamente com o proprietário, resultando muitas vezes em situações desconfortáveis quando ocorre algum problema com o carro que tecnicamente estaria na garantia, tendo como reflexo em muitos casos problemas na justiça, demandando um tempo razoavelmente longo.

carburado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *