Como evitar o desgaste excessivo das peças do carro

Seja por descuido ou falta de informação, muitos proprietários têm hábitos na direção que podem causar problemas ao veículo e resultar em gastos exorbitantes e muita dor de cabeça. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e cuidados para evitar o desgaste excessivo das peças do carro e mantê-lo novo por mais tempo.

Como evitar o desgaste excessivo das peças do carro que roda muito

As montadoras estabelecem que a média geral entre os motoristas é de 15 mil quilômetros rodados por ano, o que dá um pouco mais de mil quilômetros por mês. Isso significa que acima dos 2.000 km por mês o veículo é considerado rodado e precisa de alguns cuidados a mais.

Cuidados básicos para manter o carro novo por mais tempo

  • Troque o óleo do motor na data ou na quilometragem indicada e garanta maior vida útil ao motor.
  • Veículos de uso urbano: faça todas as revisões periódicas no prazo adequado, pois o carro na cidade passa por várias alterações de temperatura, enfrenta buracos e exige muito dos freios, amortecedores e molas.
  • Veículos de estrada: faça o alinhamento e fique sempre de olho na suspensão, pneus e rolamento.

Dicas práticas para evitar o desgaste das peças do carro

Embreagem

Em momentos de trânsito muito lento, em que se alternam a primeira e a segunda marcha, evite movimentar o carro somente com a embreagem. A dica aqui é diminuir o tempo do pé no pedal e deixar em ponto morto quando o carro estiver parado.

Freio

Nos congestionamentos e engarrafamentos em estradas de serra, é natural andar e parar incontáveis vezes em curtos intervalos de tempo. Porém, isso exige muito das pastilhas de freio e consume mais bateria. Por isso, mantenha uma boa distância do carro da frente e evite precisar usar o freio com tanta frequência e muito bruscamente.

Motor

Outra dica importante para evitar o desgaste das peças do carro se refere ao motor. Ligar e desligar o motor sobrecarrega a bateria, por isso a dica é desligar o carro apenas quando o trânsito estiver parado e o veículo não for se deslocar por vários minutos.

Além disso, lembre-se que depois de dar partida é importante manter o carro ligado por, pelo menos, 15 minutos, permitindo que a carga total seja reposta.

Bateria

Deixar o som ou luzes ligadas por muito tempo descarrega a bateria. Por isso, fique atento para não deixar esses e outros equipamentos ligados quando o motor estiver desligado.

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento tem a função de manter a temperatura do motor, evitando que o carro superaqueça quando está parado. Dessa forma, é essencial manter esse sistema em bom estado para garantir que o veículo sobreviva a sucessivos congestionamentos.

Revisão

Para evitar o desgaste excessivo das peças do carro, a dica primordial é manter a revisão preventiva em dia.

Confira os itens que devem ser checados sempre:

  1. Molas e amortecedores da suspensão;
  2. Luzes de freio, de ré e faróis;
  3. Palhetas de para-brisa;
  4. Líquido do reservatório para limpar o para-brisa.

Anote essas dicas para evitar o desgaste excessivo das peças do carro e aumente a vida útil do seu veículo. Acompanhe nosso blog para ler mais informações sobre o mundo automotivo e siga nosso perfil no Facebook.

carburado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *